Marketing para Uber: o guia completo

 Operando em mais de 540 cidades em todo o mundo, a Uber já percorreu um longo caminho para operar como um agregador de veículos desde 2009. Com milhares de motoristas e usuários no Brasil, ter uma boa estratégia de marketing para Uber se faz necessário para se destacar

A empresa era conhecida anteriormente como Uber Cab e foi fundada por Travis Kalanick e Garrett Camp, em San Francisco, Estados Unidos.

O objetivo principal da Uber é facilitar, através de uma plataforma, o processo para os clientes reservarem os táxis em seus locais, enquanto o aplicativo avisa automaticamente o motorista de táxi mais próximo registrado no Uber.

Por um lado, eles oferecem um produto atraente e em demanda. Em segundo lugar, a estratégia de marketing da Uber é multifacetada e inovadora.

Por isso, para os novos motoristas que querem implementar uma estratégia de marketing para Uber, precisam pensar esta estratégia dentro dos parâmetros da empresa. Entretanto, é um fato óbvio que o sucesso ou o fracasso de um negócio depende muito da base de clientes do negócio.

Independentemente de quão bom o produto ou serviço sua empresa é, se ninguém souber de você, certamente você não conseguirá um bom rendimento. Assim sendo, confira o nosso artigo de hoje sobre marketing para Uber-

Marketing da Uber:

Tanto para os usuários, quanto para os motoristas, a Uber apresenta algumas vantagens que são estratégicas dentro de um plano de marketing para Uber.

  • Presença Global: Ter experiência em operar em mais de 70 países globalmente é o que a torna competitivamente à frente de seus concorrentes. Sua presença nas áreas mais remotas e disponibilidade fácil e oportuna dos serviços são alguns dos principais fatores para o sucesso da empresa.
  • Portfólio amplo de serviços: Sua ampla gama de serviços, Uber Go, Uber X, Uber XL e o mais famoso e econômico Uber Pool com sistema de rastreamento baseado em aplicativo, ajudou a empresa a tornar conveniente o uso deste serviço.
  • Parceria estratégica: Tem se unido a muitas empresas fabricantes de automóveis para produzir em conjunto veículos personalizados exclusivamente para a Uber. O que está dando uma vantagem competitiva à empresa em detrimento de outras. Recentemente, fez uma parceria para construir veículos autônomos, que operarão na rede de transporte da Uber.

Marketing para Uber

Principais estratégias para os motoristas da Uber

  1. Classificações e Comentários

Um grande diferenciador entre os motoristas de Uber e os motoristas de Taxis tradicionais, é que o sistema de marketing para Uber possui a classificação para motoristas e passageiros.

Os condutores são provavelmente mais motivados pelas suas classificações, uma vez que os passageiros não conseguem descobrir facilmente onde estão.

De qualquer forma, o sistema promove a confiança no Uber e um melhor comportamento nas partes do motorista e do passageiro. Uma certa incerteza sobre como o amigo de viagem tagarela ou inebriado será eliminado, tornando tudo um pouco mais suave para todos.

  1. Marketing boca a boca

O marketing boca-a-boca tem sido essencial para a estratégia de marketing para Uber. A forma como a empresa inicialmente fomentou foi buscar os agentes e incentivadores do Vale do Silício e levá-los a defender a marca.

Enquanto muitos técnicos estão constantemente à procura de novos produtos e serviços que transformam seus modos de vida, a Uber também mirou neles patrocinando eventos, dando a pilotos iniciantes um teste gratuito e adotando uma estratégia local que muda de forma a cada nova cidade a empresa entra.

Desta forma, através desta estratégia de marketing para Uber local, o motorista de Uber pode se destacar e criar uma rede própria de clientes.

Leia mais: A estratégia que o Mairo Vergara usa para faturar milhões com seu curso de inglês

Principais estratégias da empresa Uber

  1. Um programa de fidelidade do cliente

Não são muitos os consumidores que o conhecem, mas a estratégia de marketing da Uber incluiu um programa de fidelização de clientes há pelo menos dois anos.

Estamos falando do “Uber VIP”, que é exclusivo para aqueles que são realmente leais. É para aqueles clientes que fizeram mais de cem viagens de Uber.

Parece que o principal benefício tangível do programa de fidelidade é que os VIPs têm acesso especial aos motoristas com melhores classificações.

No entanto, o programa também significa um compromisso e uma gratidão por esses clientes recorrentes, que certamente se sentem um pouco orgulhosos do fato de serem “muito importantes”.

  1. Marketing de referência

Os primeiros adeptos puderam, desde então, tirar proveito do programa de marketing para Uber de referência, para dar aos amigos passeios gratuitos enquanto ganham créditos.

Este programa deu aos iniciantes uma razão mais concreta para experimentar o serviço. Tem sido um grande sucesso tanto para a Uber quanto para os usuários que indicam o serviço e ganha, credito de viagens.

Os motoristas também recebem incentivos de referência, tornando a aquisição tanto do lado do cliente quanto do “contratado” mais rápida e fácil.

Até hoje, as referências são parte integrante da estratégia de marketing para Uber. Não é surpreendente, pois o marketing de referência faz parte do marketing boca a boca, que é uma antiga técnica de marketing que funciona essencialmente em todas as indústrias.

Marketing para Uber

  1. Parcerias

A Uber implementou várias parcerias para atrair clientes iniciantes e leais a fazer um passeio. Certos detentores de cartão de crédito podem receber descontos, por exemplo.

Além disso, os usuários do Spotify podem vincular seu perfil à sua conta Uber para tocar suas músicas enquanto viajam.

Embora as parcerias ofereçam a esses clientes um incentivo financeiro para viajar e um complemento divertido para os usuários. Todas essas parcerias, no entanto, dão mais legitimidade à partida gigantesca.

Ideias de marketing para motoristas de Uber:

Ao iniciar o seu negócio de motorista Uber, o primeiro passo para o marketing para Uber é certificar-se de que está em conformidade com todas as leis relativas ao marketing e ao licenciamento de táxis na sua localidade.

Isso ocorre, pois, seus clientes em potencial se sentirão muito cautelosos com um Uber não licenciado. Porque muitas coisas indesejáveis ​​podem acontecer com eles.

Você deve descobrir a lei de licenciamento em sua área, obter a licença. Em seguida, certifique-se de exibir a licença em um canto visível do seu Uber para colocar a mente de seus clientes à vontade.

Feito isso, o próximo grande passo para o marketing para Uber é a localidade na qual você pretende operar. O ambiente em que você se encontra e suas práticas terão um grande impacto em como você irá comercializar seu negócio.

Por exemplo, se você mora em grandes áreas urbanas, como São Paulo. Onde os táxis são comuns, pode haver uma quantidade mínima de marketing para Uber necessária.

Assim sendo, basta dirigir para cima e para baixo nas ruas movimentadas onde os táxis são sempre necessários para ter mais negócios do que você pode manipular.

No entanto, se você mora em uma cidade pequena onde quase todo mundo tem carros. Criar um bom esquema de marketing para Uber será essencial se você quiser realmente ganhar dinheiro.

Veja também: Marketing boca a boca: 15 exemplos para fazer funcionar no seu negócio

  1. Marketing para Uber: Leve cartões de visita:

Nunca saia de casa sem seus cartões de visita. Você nunca sabe com quem você pode se encontrar.

Assim sendo, certifique-se de que seus cartões de visita contêm todas as informações relevantes. Incluindo o endereço do seu site e qualquer conta de mídia social que você possa ter.

Você deve se esforçar para destacar seus cartões de visita. Além disso, você deve se certificar de que seu cartão de visita é memorável e exclusivo. Obter um design de cartão de visita que faz você se destacar e mantém você na mente das pessoas.

Marketing para Uber

  1. Tenha um excelente serviço ao cliente:

O atendimento ao cliente contribui muito para o sucesso ou o fracasso de qualquer negócio. Nada supera referências e recomendações do marketing para Uber boca-a-boca.

Portanto, mantenha seus clientes atuais extremamente satisfeitos, oferecendo excelente atendimento. Trabalhe um pouco mais e ganhe as recompensas a longo prazo. Assim sendo, cultive seus relacionamentos com clientes.

Além disso, em uma tentativa de obter novos clientes, lembre-se sempre de priorizar e fazer com que seus clientes existentes se sintam especiais na sua estratégia de marketing para Uber.

Faça com que eles se sintam como seus clientes mais importantes e se desviem para mantê-los felizes. Mantenha os canais de comunicação abertos e nunca tenha medo de pegar o telefone ou organizar reuniões. Cultive seus relacionamentos.

  1. Ouça seus clientes:

Seus clientes fornecerão as informações mais úteis sobre como você pode melhorar seus negócios e, em última análise, obter mais clientes. Desta forma, ouça o feedback deles e implemente novos sistemas para garantir que sua empresa prospere e sobreviva.

Saiba o que é o marketing de guerrilha clicando aqui

  1. Exclusivos:

Você pode fazer parcerias com alguns hotéis, restaurantes, bares e outros locais públicos em sua cidade para criar “exclusividades” com operadores específicos, para assim, garantir que eles terão transporte rápido quando precisarem.

Se você puder entrar nesse tipo de acordo com outras empresas, será uma ótima solução de marketing para Uber para obter um fluxo constante de pedidos.

  1. Marketing para Uber: Promoção on-line:

Sites populares de redes sociais, como Facebook, Twitter, YouTube e Instagram, estão agora dando a você a capacidade de criar comunidades, o que é um bônus adicional, já que seus clientes provavelmente já estão nesses canais de mídia social.

Você pode tomar a iniciativa de criar páginas de negócios para aumentar a conscientização de seu marketing para Uber e conquistar clientes.

Você deve se certificar de que sua página de mídia social é constantemente atualizada com conteúdo relevante, informativo e divertido. A página deve exibir alguns recursos para seus novos clientes, códigos promocionais, vídeos virais, concursos, etc.

  1. Inicie um programa de indicação ou recompensa para seus clientes existentes:

Quanto mais pessoas se referirem ao seu serviço de Uber, mais serviços e descontos gratuitos eles terão.

A recompensa deve ser grande o suficiente para despertar seu interesse e fazê-los agir. É um método ganha-ganha que sempre funciona dentro de uma estratégia de marketing para Uber.

  1. Marketing para Uber: Ofereça serviço nos bares locais:

Um dos momentos mais comuns em que as pessoas precisam de um serviço de Uber é depois de beberem.

Desta forma, fale com os donos de bares locais. Veja se você pode fazer um acordo com eles para estar de plantão para os clientes que bebem demais.

Dê aos donos da barra seu cartão e, talvez, ofereça uma promoção especial aos clientes ou uma comissão ao dono do bar. Se ele ligar primeiro quando alguém precisar de uma viagem para casa.

Entretanto, antes disso, certifique-se de que isso é permitido com base nas regras de serviços de transportes onde você mora. Entretanto, se for permitido, é certamente uma ótima estratégia de marketing para Uber.

  1. Comercialize o seu negócio para idosos:

Seja criativo ao pensar em pessoas que possam usar o seu serviço de Uber. Por exemplo, aqueles em uma casa de idosos que não são mais capazes de dirigir podem precisar dos seus serviços.

Desta forma, enquanto algumas dessas pessoas podem precisar de transporte especial para deficientes. Outras são móveis o suficiente para usar um táxi regular, mas não podem mais dirigir por vários motivos.

Converse com as residências seniores locais em sua área e veja se elas têm um relacionamento com um serviço de táxi ou se querem formar uma parceria com você.

Marketing para Uber

  1. Marketing para Uber: Crie folhetos  e divulgue-os:

Em uma estratégia de marketing para Uber, os folhetos carregam sua marca. Assim sendo, está é uma excelente maneira de levar a imagem do seu negócio para o público em geral.

Você também pode considerar fazer panfletos com códigos promocionais ou descontos para atrair mais clientes e deixá-los em locais públicos.

Ele funcionará efetivamente em lugares públicos lotados, como cinemas, exposições, eventos esportivos e artísticos. Certifique-se de incluir suas informações de contato (nome, número de celular, URL do site) em todos os materiais de marketing.

Confira: 5 meios de comunicação essenciais para o seu negócio

  1. Marketing para Uber: Site:

Como um prestador de serviço local, o seu site pode ser uma ferramenta de marketing para Uber fundamental para que novos (e antigos) clientes o encontrem.

Assim sendo, um site de marketing para Uber simples, atraente e bem projetado oferece uma grande vantagem neste mercado.

  1. E-mail:

O uso de e-mails bem direcionados no marketing para Uber. Para seus clientes, pode gerar bons negócios e reservas a baixo custo.

Por exemplo, a divulgação de promoções nos períodos de férias escolares. Ou durante as férias de verão podem gerar muito trabalho de alta renda.

Se você gostou do nosso artigo de hoje sobre estratégias de marketing para Uber. Então, continue em nosso site e confira muito mais.

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on telegram
Share on linkedin
Share on twitter
Share on pinterest