O que é liderança cristã

A liderança cristã é um assunto que muitas vezes gera dúvidas reais e que faz com que algumas pessoas fiquem se questionando continuamente sobre o assunto.

Você se encontra com esta dúvida? Se sim, este texto foi preparado para você, aqui, vamos ver o que exatamente é a liderança cristã e aprender um pouco mais sobre o tema.

O que é liderança cristã?

Para saber o que é liderança cristã, precisamos aprender do maior exemplo de líder que já existiu. Jesus Cristo nos deixou a seguinte declaração em João 10:11: “Eu sou o bom pastor; o bom pastor dá a sua vida pelas ovelhas.”

Neste texto, vemos Jesus como sendo o pastor, ou seja, o líder. As ovelhas, quem são? As ovelhas citadas no texto, são todos aqueles que decidem segui-lo.

Note que Jesus não disse apenas que era um pastor, mas sim “o bom pastor”, ou seja, várias pessoas realmente podem se intitular líderes, e até mesmo ter seguidores, mas isso não quer dizer que essa pessoa é um bom líder.

Assim, há uma diferença entre a liderança cristã e a liderança de empresas e outros tipos de equipes. O líder cristão, tem como prioridade as suas ovelhas, como diz o texto, ou seja, “dá a sua vida” por elas.

Um líder cristão faz de tudo ao seu alcance para seguir o bom exemplo de Jesus, e ser um bom líder, como ele foi.

O líder de acordo com o coração de Deus

“Mas Jesus os chamou e lhes disse: ‘Vocês sabem que os que são considerados governantes das nações dominam sobre elas, e seus grandes exercem autoridade sobre elas. 43 Não deve ser assim entre vocês; mas quem quiser se tornar grande entre vocês tem de ser o seu servo, 44 e quem quiser ser o primeiro entre vocês tem de ser o escravo de todos.’” – Marcos 10: 42-44

Às vezes, somos levados a acreditar que a liderança depende do lugar certo, da hora certa, conhecendo as pessoas certas. Liderança de acordo com o modelo bíblico não é uma manobra política.

Não se obtém poder no reino de Deus como se obtém no dos homens. Se o mundo é governado pela lei do mais forte, o mais dominante, pela seleção natural, o reino de Deus é a antítese dessa operação: aquele que é chamado para ser um líder deve ser um servo.

Como ter tanta certeza? Simplesmente leia o versículo 45 do mesmo capitulo citado acima: “Pois até mesmo o Filho do Homem veio, não para ser servido, mas para servir e dar a sua vida como resgate em troca de muitos.”

Deus nos chama para causar impacto

Os frutos que carregamos não são para nós, mas para o mundo ao nosso redor, e ele só poderá se beneficiar disso se entendermos a responsabilidade que Deus nos dá de desenvolver nossos dons, e transformar as sementes que Deus plantou em frutos.

“Um presente abre as portas para quem o dá e lhe permite ter acesso a pessoas importantes.” – Provérbios 18:16

O poder na liderança cristã é obtido através do sacrifício. Há um preço a pagar para acessá-lo. Muitos cristãos têm essa semente neles, mas eles nunca trabalham e morrem sem dar frutos.

Na maioria das vezes, estamos cientes do chamado de Deus em nossas vidas, mas não estamos prontos para fazer os sacrifícios necessários para entrar plenamente neste chamado.

Porque qualquer chamado exige muito trabalho, concessões, o abandono de certas coisas, e não estamos determinados a fazê-lo, de modo a não alterar o conforto de nossa situação atual.

Não devemos esperar que as coisas cheguem a nós, porque já estão em nós e cabe a nós desenvolvê-las.

A liderança cristã se resume em seguir o exemplo de Cristo, e para conhecer bem, a leitura dos 4 evangelhos com certeza será sua melhor ajuda. Ler pelo menos de 2 a 4 fará com que você termine em, no máximo, 2 meses.

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on telegram
Share on linkedin
Share on twitter
Share on pinterest