O que é outbound marketing

Em meio a tantas formas de marketing conhecidos, é normal escutar um novo modo que ainda não ouvimos falar. Uma forma muito usada, mas nem tanto conhecida, é o Outbound Marketing.

Se você também não conhece muito e está interessado em conhecer mais sobre o assunto, basta continuar lendo. A seguir, você vai ver tudo o que precisa saber sobre o tema.

O que é o Outbound marketing?

Com o Outbound marketing, a comunicação vai dos negócios para os clientes. Também conhecido como marketing de saída, essa estratégia consiste em encontrar os clientes onde eles estão.

Ela sempre se opôs à estratégia de marketing de entrada (Inbound marketing). No entanto, a combinação dessas duas estratégias é possível. Neste caso, a ideia é garantir que elas atuem em complementaridade.

O Outbound marketing continua sendo uma técnica poderosa, especialmente se estiver associada ao marketing de entrada. No entanto, deve assegurar-se que cada campanha esteja completa e contribua em conjunto para alcançar um ROI satisfatório.

O Outbound Marketing combina técnicas tradicionais de marketing: publicidade, prospecção por telefone, envio de correspondência.

É um processo de conseguir clientes onde eles estão. Com essa prática, cabe ao anunciante dar o primeiro passo em direção aos clientes.

Por que adotar uma estratégia de marketing de saída?

O Outbound marketing tem a vantagem de alcançar um grande alvo, não importa onde esteja. Com essa estratégia de marketing, é possível atingir diferentes alvos sem se limitar a uma parte definida.

A estratégia de Outbound marketing pode ser usada além do marketing de entrada. Neste caso, é questão de mobilizar técnicas específicas para o marketing externo para gerar leads de vendas a serem tratados, em seguida adotar métodos de inbound marketing para nutri-los.

Por exemplo, é possível usar anúncios on-line para direcionar tráfego para um site. O oposto também é possível, isto é, continuar as ações empreendidas no Inbound marketing com técnicas de Outbound Marketing.

A geração de leads por meio de um website e a realização de uma campanha de incentivo telefônico é um exemplo.

A associação entre o marketing de entrada e saída permite alcançar melhor as metas. Esta associação é uma maneira de atingir uma grande parte do mercado, concentrando-se em diferentes técnicas e canais.

O cálculo do custo de aquisição de clientes (CAC) permite, então, avaliar o ROI dessas duas estratégias de marketing.

Em um caso em que eles são usados ​​de forma complementar, é necessário levar em conta todas as somas investidas para cada uma das campanhas para avaliar o lucro obtido.

Quais são os suportes de Outbound marketing e Inbound?

No Outbound, as marcas operam as alavancas “tradicionais” que são:

  • Publicidade nos meios de comunicação social e não media: TV, imprensa, rádio, etc.
  • Campanhas de e-mail
  • Campanhas de SMS
  • A compra de espaço publicitário
  • Links patrocinados
  • Anúncios “sociais”

Mas o marketing de entrada, por outro lado, os suportes e ações são bem diferentes:

  • Blogs do site
  • Redes sociais
  • SEO
  • Boletins
  • Webinars
  • White papers
  • Estudos de caso
  • Vídeos
  • Podcasts

Esses são os meios mais comuns usados por essas duas formas de marketing. Analisando bem as duas, é possível chegar a conclusão de qual usar.

Marketing de entrada, ou de saída?

Há quem prefira o marketing de entrada, e até mesmo acredita que este tem bem mais vantagens que o Outbound Marketing; mas a verdade é que ambos têm suas vantagens e seus próprios meios de alcançar as pessoas.

Por isso, faz todo o sentido que algumas pessoas decidam colocar os dois juntos em vez de usar apenas um.

Por isso, quem desejar usar um ou o outro, precisa testar a ideia de usar os dois.

De fato, grandes vantagens podem ser alcançadas em usar o Inbound e Outbound Marketing juntos. Mas para isso, é preciso ter as estratégias certas, e assim, encontrar o melhor meio de encontrar as pessoas.

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on telegram
Share on linkedin
Share on twitter
Share on pinterest