Philip Kotler: as melhores estratégias do Pai do Marketing

Philip Kotler (1931) é um renomado professor de gerenciamento de marketing na área de Marketing Internacional na Kellogg School of Management.

Ele é mais conhecido por sua abordagem de marketing: Os cinco níveis de produto e a teoria por trás da tomada de decisão.

Entretanto as estratégias de marketing de Philip Kotler não se restringem a isso. Portanto, confira o nosso artigo de hoje sobre a obra de Philip Kotler.

Quem foi Philip Kotler

Ele possui um mestrado da Universidade de Chicago e um Ph.D. do Massachusetts Institute of Technology.

Além disso, Philip Kotler fez pós-doutorado em matemática na Universidade de Harvard e ciência comportamental na Universidade de Chicago.

O livro de Kotler Marketing Management (1967) é o livro de texto mais usado do mundo para marketing.

Entretanto, outros livros de Philip Kotler também são usados ​​em todo o mundo como livros básicos para vários cursos de marketing.

Além de várias publicações de livros e artigos, Philip Kotler também desenvolveu novos conceitos no campo de marketing. Incluindo demarketing, megamarketing, marketing de turbo e synchromarketing.

Ele acredita que a teoria de marketing deve ir além da simples inclusão de teorias de preços e da dinâmica dos sistemas de inovação. Distribuição e promoção, analisando-os e explicando-os e prevendo os resultados econômicos esperados.

Outros conceitos bem conhecidos de Philip Kotler são a Decision Making Unit (DMU) e os cinco níveis de produto.

Vale destacar também que Philip Kotler trabalhou toda a sua carreira em muitas empresas de grande porte nas áreas de estratégia de marketing, planejamento, organização e marketing internacional.

Ele apresenta seminários em grandes cidades internacionais ao redor do mundo com vários tópicos dentro dos últimos desenvolvimentos de marketing.

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Os principais livros de Philip Kotler

  • Marketing Management (1967)
  • Modelos de marketing (1971)
  • Museum Strategy (1998)
  • Social Marketing (2002)

10 Princípios de Philip Kotler, o pai do marketing

Na verdade, não há ninguém que não saiba que Philip Kotler é o pai do marketing. É por isso que não podemos ignorar os 10 princípios dele:

  • Reconhecer o poder dos consumidores: As informações estão em todo lugar ao mesmo tempo e os consumidores estão bem informados sobre a maioria dos produtos nos quais estão interessados.

Portanto, devemos oferecer aos nossos clientes as melhores soluções, experiências bem-sucedidas e a oportunidade de ter um relacionamento de longo prazo.

  • Desenvolver a oferta apontando diretamente apenas para o alvo: Procure um nicho de mercado e, em seguida, certifique-se de que existe um mercado para esse nicho.
  • Desenho de estratégias de marketing do ponto de vista do cliente: Uma vez que tenhamos claro qual segmento estamos indo com o nosso produto, é recomendável focar na preposição de valor que oferecemos aos nossos clientes, e não nas características do nosso produto, que é o que normalmente é feito.
  • Foco em como é distribuído e entregue os produtos: Sugiro que nos perguntemos se podemos encontrar uma maneira de redefinir nossa rede de distribuição e entrega para entregar mais valor aos usuários.
  • Ir ao cliente para criar um conjunto com mais valor: O papel da empresa mudou. O novo marketing deve se concentrar em colaborar com os clientes para que juntos criem maneiras novas e exclusivas de gerar valor.

Por isso, propõe-se estabelecer diálogos com nossos clientes e com as comunidades de consumidores de nossos produtos.

  • Utilizamos novas formas de atingir o cliente com nossas mensagens: Quanto às nossas campanhas de marketing, Kotler coloca especial ênfase no marketing opt-in, que é uma boa forma para o cliente indicar se deve ou não receber este tipo de publicidade.
  • Desenvolver métricas e analisar o ROI:  Kotler enfatizou a importância de ter um painel de controle que nos dê uma visão precisa de como evoluir cada um dos fatores envolvidos no processo de vendas.
  • Desenvolver o marketing de alta tecnologia: Kotler adverte que, embora seja necessária alta tecnologia, não é na mesma medida para todas as empresas.
  • Foco na criação de ativos de longo prazo: Seis fatores-chave para criar ativos de longo prazo:
  • Seja honesto com a nossa marca
  • Seja honesto com nossos clientes
  • Oferecendo um serviço de qualidade
  • Manter boas relações com nossos acionistas
  • Esteja ciente do nosso capital intelectual
  • Crie uma reputação corporativa.
  • Olhe para o marketing como um todo: Marketing afeta todos os processos de uma empresa. As decisões de marketing afetam clientes, membros da empresa e parceiros externos. Juntos, devemos definir o mercado para o qual a empresa está se dirigindo.

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Philip KotlerAs ideias de Philip Kotler

Quando Kotler tornou-se professor de marketing no início dos anos 1960, essa profissão era mais uma habilidade que uma ciência.

Kotler identificou uma séria falta de teoria, e foi trabalhar para entregá-lo. Para isso, ele derivou seus blocos de construção de matemática, economia, ciências comportamentais e ciências organizacionais.

Isso levou à publicação de seus clássicos: Marketing Management e Marketing Models. Listamos os principais problemas:

  • A gestão de marketing abrange todo o processo de desenvolvimento de produtos, preços, promoção e distribuição, tanto de bens e serviços. O objetivo é iniciar uma troca entre o produtor e seus grupos-alvo, de tal forma que tanto as necessidades do grupo-alvo quanto as do produtor sejam realizadas.
  • Marketing é mais do que varejo, vendas e publicidade. Deve ser sobre a análise de indústrias e atores, projetar estratégias para mercados globais, gerenciar o ciclo de vida de produtos e configurar vendas e distribuição em larga escala.
  • Os profissionais de marketing devem ajudar os gerentes a escolher entre grandes mercados e nichos de mercado, marcas existentes e novas, fatores de push e pull, mercado doméstico e mercados estrangeiros, agregar valor e baixar preços, investir e desinvestir em vendas e publicidade.
  • O profissional de marketing tem quatro meios importantes para influenciar a demanda: As propriedades intrínsecas do produto, o preço desse produto, o local onde o produto é oferecido e a promoção do produto.
  • Boas empresas atendem a uma necessidade, empresas superiores criam mercados. Você só se torna um líder de mercado se você é capaz de trazer novos produtos para a vida, novos serviços, um novo estilo de vida.

Quando as fundações foram lançadas, Philip Kotler pôde aplicar seus conceitos. Não apenas nos negócios, mas também nas artes, nas instituições de caridade, nas regiões e até mesmo na religião.

O próximo passo que ele deu foi usar ideias de marketing para garantir que as empresas. Os governos e os sem fins lucrativos atendam melhor às necessidades das gerações atuais e futuras de cidadãos.

Philip KotlerA prática em seu trabalho

Muitas empresas afirmam que criam valor para seus clientes de maneira superior. Isso pode ser verdade, mas é importante que você possa provar isso.

Hoje, é mais importante do que nunca poder mostrar, objetiva e empiricamente suportada, que seus produtos, sistemas e serviços fornecem valor econômico real para seus clientes, seja reduzindo seus custos ou reduzindo seu faturamento e lucro.

Em seus livros, Philip Kotler descreve todas as ferramentas e métodos que você pode usar para isso. Desta forma, ele oferece todos os tipos de suporte prático, como Treinamento de Vendas Baseadas em Valor. Ferramentas de Vendas Baseadas em Valor, Pesquisa de Valor ao Cliente e Auditoria de Estratégia de Vendas.

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Segmentação

Para Philip Kotler deve haver o reconhecimento de que você não pode atender todos os clientes com o mesmo nível de satisfação. Isso é quase utópico.

Portanto, para proporcionar a maior satisfação possível aos clientes de seu negócio. Será necessário sempre haver a definição de um mercado alvo.

Desta forma, um mercado alvo deve possuir em um conjunto de compradores que têm necessidades e características similares àquelas que a empresa ou organização decide atender.

E isso indica precisamente a publicidade através de mídias sociais. Como o Instagram e o Facebook, por exemplo, que oferecem segmentação detalhada por meio de anúncios personalizados.

Philip KotlerO posicionamento para Philip Kotler

De acordo com o trabalho de Philip Kotler, o posicionamento tem o poder de fazer o seu público-alvo saber exatamente como você se diferencia de seus concorrentes.

Como exemplo, podemos citar o caso da rede Starbucks. Neste caso você verá que a empresa não apenas garante que o café é fresco e que o produto tem o que é preciso, mas também que sempre haverá algo a mais.

O Marketing 1.0

Em uma entrevista interessante, Philip Kotler mostra que existem cerca de 3 tipos de Marketing. Ele os define em seu livro Marketing 3.0 From Products to Customers to the Human Spirit.

Desta forma, o primeiro deles é o Marketing 1.0, que é como as empresas majoritárias trabalham no atual cenário.

Neste sentido, o Marketing 1.0 é conhecido por atingir a mente dos clientes. Portanto, as empresas 1.0 fazem um bom trabalho, oferecem produtos de boa qualidade às pessoas e geram lucros.

No entanto, como veremos abaixo, também existem muitas maneiras “evoluídas” de executar o máximo possível do marketing.

O Marketing 2.0

Desta forma, como Philip Kotler explica em uma entrevista, algumas empresas decidem aprender mais sobre o cliente com quem estão vendendo seus produtos. Para fabricar e vender produtos de qualidade, para entender seus clientes através do estudo de grandes bancos de dados e para oferecer-lhes um diferencial.

Desta forma, graças a novas ferramentas analíticas digitais que divulgam estatísticas. É possível que as empresas definam e analisem seus bancos de dados de clientes para conhecê-los melhor.

Assim sendo, através deles, as empresas estudam os comportamentos e preferências do consumidor. A fim de dar-lhes o melhor serviço possível.

O Marketing 3.0

Por fim, Philip Kotler apresenta a forma mais avançada de Marketing, que é o Marketing 3.0.  Neste nível de marketing, apenas algumas empresas trabalham.

Nesse estágio, tudo se resume a entender que conhecer o cliente é muito mais do que encontrar uma pessoa interessada em seu produto.

Portanto, é entender que as pessoas estão em um mundo instável com problemas econômicos e ecológicos que devem ser remediados.

As empresas dedicadas ao Marketing 3.0 operam neste contexto instável e problemático com o objetivo de mostrar que estão interessadas em melhorar a situação par todos.

Desse modo, Marketing 3.0 não visa apenas vender produtos da melhor maneira possível. Mas também tornar o mundo um lugar melhor.

Assim sendo, podemos afirmar que atualmente, o Marketing 3.0 está fornecendo: Produto, Serviço e Valor.

Por fim, é importante destacar que a maioria das empresas atuais que estão em Marketing 1.0 e é recomendada para essas empresas que querem avançar em sua metodologia que não pule diretamente para 3.0.

Portanto, de acordo com Philip Kotler, a empresa precisa incluir um passo a passo, com a etapa 2.0, em seu processo de evolução.

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Philip KotlerDefinição de estratégia de marketing por Kotler em 10 frases fundamentais

Agora que você sabe um pouco mais sobre Philip Kotler e conhece seus principais conceitos. Trouxemos para você 10 de suas citações mais educativas e esclarecedoras.

A análise destas frases é muito importante para que você as tenha em mente ao pensar sobre suas próprias mídias sociais e estratégias de marketing digital .

  1. “A melhor publicidade é feita por clientes satisfeitos”.
  2. “Boas empresas atenderão às necessidades; grandes empresas criarão mercados “.
  3. “É mais sobre fazer o que está estrategicamente certo do que o que é imediatamente lucrativo.”
  4. “Hoje você tem que correr mais rápido para ficar no melhor lugar.”
  5. “Muitas empresas estão transformando seus fornecedores e distribuidores em parceiros valiosos”.
  6. “O custo não tem importância na definição do preço. Isso só ajuda você a saber se você deveria estar produzindo o produto”.
  7. “A principal causa do fracasso da empresa é o sucesso da empresa.”
  8. “Não é mais suficiente satisfazer seus clientes. Você deve deliciá-los.
  9. “Nosso trabalho é acordar os clientes. Se nos tornarmos previsíveis, isso não é acordá-los. “
  10. “Toda empresa é uma empresa de serviços. Seu serviço coloca um sorriso no rosto do cliente?

Você gostou do nosso artigo de hoje? Quais foram os ensinamentos de Philip Kotler que mais chamaram a sua atenção? Deixe seus comentários! Não esqueça de continuar em nosso site para conferir muito mais.

 

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