Se eu pudesse usar uma medida para o sucesso, seria essa: ajudar as pessoas. Terás tanto sucesso tanto quanto for a quantidade de pessoas que você ajuda.
Parece mais uma frase de autoajuda, eu sei, reconheço. Mas senti na prática o quão verdadeira é essa frase. As pessoas mais bem-sucedidas que conheço são as que mais ajudaram pessoas ou a encontraram um jeito de ajudar as pessoas, e me recordo aqui dos princípios do marketing multinível – ora, quem nunca se cadastrou? (Mas não me refiro a Telexfree ou outros esquemas Ponzi):
- Consuma os produtos,
- Compartilhe os produtos e
- Patrocine pessoas,
É a essência da forma de negócio: duplicidade. Ou seja, o marketing multinível é uma forma de negócio de sucesso, pois ele traz duas características essenciais: primeiro, ajudar as pessoas, segundo facilidade em duplicar o modelo de negócio. Isso faz com que o modelo de negócios do marketing multinível seja altamente amplo ajudando infinita pessoas de forma simples e fácil.
O grande desafio do empreendedor é, ajudando as pessoas, como ele pode rentabilizar para poder pagar as próprias contas e se preparar para eventuais problemas?
(MARKETING DE MATILHA, Siqueira, Jaufran, 2019, p. 34)