Tudo sobre marketing

O marketing é, acima de tudo, uma questão de percepção, onde as empresas devem estar sempre ouvindo e satisfazendo as necessidades do consumidor. Destina-se a atrair clientes e incentivá-los a ficar e retornar. É, portanto, uma atividade mais que essencial para uma empresa trabalhar.

Ele afeta a comunicação, contabilidade, estratégia de negócios, publicidade, relações públicas, gerenciamento de dados, entre outros. Além disso, a criatividade é essencial. Desta forma, saiba tudo sobre marketing e muito mais nesse artigo.

Marketing B2C

Marketing B2C (Business to Consumer), também conhecido como “B para C”, é a comercialização de bens de consumo, orientada de uma empresa para o consumidor final.

Exemplo: Vamos imaginar um anúncio para uma gama totalmente nova de iogurtes dois-em-um: No caso, o Slogan será: Iogurte H & S, sinta o sabor da sua saúde.

Assim sendo, se você é geralmente consumidor de iogurte, é provável que você vai, por curiosidade, comprar estes novos iogurtes, que estão sendo anunciados não apenas como saudável, mas também com muito sabor!

Vale destacar também, que o anúncio pode ser feito através de vários tipos de plataformas, como: Rádio, spot de TV, cartazes de parada de ônibus, inserções de imprensa, distribuição de amostra na cidade, mídias digitais, blog, site, entre outras.

Por isso é importante saber tudo sobre marketing.

tudo sobre marketing Marketing B2B

O Marketing B2B (Business to Business), também conhecido como “B para B!”, trata de um tipo de marketing, orientado para o consumidor intermediário, sendo outras empresas ou negócios.

Desta foram, devemos colocar em prática nossos anúncios, através de meios de comunicação, para outras empresas nos descobrir. Além disso, eles próprios precisam divulgar a sua própria marca para encontrar novos clientes.

Neste sentido, os meios de comunicação também são diversos, como: Blog, site, página de rede social, rádio, spot de TV, cartazes de parada de ônibus imprensa, boca a boca, entre outros.

Entretanto, as empresas sabem que, hoje, a internet é um dos principais ativos da comunicação, desde que seja otimizada e operada da maneira correta. Por isso é importante saber tudo sobre marketing.

Assim sendo, estas empresas estão procurando provedores de qualidade, para confiar-lhes a realização desta sólida base de comunicação digital.

Qual é a diferença entre estratégia de marketing e estratégia de negócios?

Setor de Marketing e Setor Comercial, qual a diferença? A principal missão no campo comercial, seja qual for o método usado, é vender um produto ou serviço, sem prejudicar a reputação da marca, é claro.

O objetivo do Marketing é tornar a empresa conhecida, informando, despertando a curiosidade, o interesse e a confiança.

Tenha cuidado, um não exclui o outro. Mas estas são duas atividades distintas e complementares.

A estratégia de marketing, uma vez definida e colocada em prática, é uma questão de duração e de fidelidade, com estratégias de longo prazo. Desta forma, não visa resultados imediatos.

Assim sendo, defina seu alvo, conheça exatamente seus pontos fortes, saiba o que o diferencia de seus concorrentes, determine como você quer ser percebido.

Por exemplo, para uma estratégia de marketing bem elaborada, não seria apropriado distribuir panfletos nas saídas do metrô por três dias, algumas vezes por ano.

Primeiro, não corresponde à personalidade de muitas empresas, nem de muitos “produtos”; principalmente de uma agência da Web, como dizemos hoje, especializada em marketing digital.

Marketing de entrada

O que nos leva ao marketing de entrada? O que é isso? Também conhecido como Inbound Marketing, é quando as estratégias de marketing de uma empresa, são tão famosas, que em vez de ter que buscar os clientes, eles são os que esperam na fila para adquirir o maravilhoso produto da empresa.

Inbound Marketing é, portanto, uma estratégia de marketing destinada a atrair prospects e clientes e solicitá-lo a si mesmo.

O marketing de entrada fortalece sua marca, solidifica sua reputação, consolida sua posição e expande sua rede. Isso é possível, principalmente através de ótimas recomendações de antigos clientes, quando estão nas publicações da rede Web.

Desta forma, esta imagem positiva é propagada, e com isso, o seu produto terá destaque no mercado.

Além disso, o Inbound Marketing gera tráfego para o seu site, ampliando a possibilidade de novas vendas, até mesmo de outros produtos. Desta foram, se tudo correr bem, não vamos realmente procurar clientes, são eles que nos procuram. Este é todo o princípio do marketing de entrada.

Assim, é importante saber tudo sobre marketing, para que seja possível promover os intercâmbios e os contatos, para que a empresa, realmente se comunique com os clientes, de uma maneira mais próxima.

Desta forma, crie pontes de acesso entre a marca e os prospects, como exemplo, poderíamos citar comentários em Blogs ou sites.

Clique aqui e saiba mais sobre o marketing de conteúdo e suas estratégias

4Ps do Marketing

Tradicionalmente, os domínios de marketing são resumidos sob a sigla 4P de Kottler:

  • Produto
  • Preço
  • Promoção
  • Praça

Esses elementos sintetizam as áreas para trabalhar. Note-se que hoje esse modelo é desafiado pela complexidade do comportamento do consumidor, particularmente relacionado ao advento dos canais digitais. Assim, é muito importante saber tudo sobre marketing.

As origens do marketing

As origens do marketing remontam ao período pós-guerra nos Estados Unidos. A partir da década de 1960, o marketing se desenvolveu na Europa com o surgimento de:

  • Produção industrial em massa,
  • A melhoria geral do padrão de vida,
  • O surgimento de novas necessidades.

O termo “marketing” foi traduzido para o francês com as palavras: marketing e merchandising, expressões finalmente abandonadas.

Nos anos 80, o marketing tornou-se global e acompanhou a disseminação de informações pela televisão e pelo rádio. Estende-se a produtos e serviços vendidos a organizações.

A partir da década de 1990, as técnicas, práticas e especificidades do marketing são aperfeiçoadas.

Desde os anos 2000, os métodos de marketing continuam a evoluir e novas áreas são exploradas, particularmente com o surgimento da geração de “nativos digitais” e o sucesso global de empresas como Google, Apple, Facebook, Microsoft, Yahoo, Amazon, etc. Também é nos anos 2000 que surge o Web Marketing (ou e-marketing).

Desde 2004, o marketing é participativo e social. Desta forma, as empresas interagem com os consumidores através de redes sociais. A Internet é usada em uma lógica de marketing participativo: O cliente / consumidor está associado ao desenvolvimento e à evolução do produto.

Por exemplo, ele pode ser solicitado a escolher um novo logotipo ou um slogan. O marketing participativo também é chamado de marketing colaborativo. Ou seja, é importante saber tudo sobre marketing.

Saiba mais sobre a comunicação interpessoal

tudo sobre marketingEspecialização

O marketing evoluiu muito, sendo que há diversas áreas de especialização dentro do marketing. Estas especializações permitem, entre outras coisas, desenvolver novas técnicas de vendas.

Abaixo está uma lista, não exaustiva, de diferentes abordagens de marketing:

  1. Marketing Estratégico

Este é o processo de análise e reflexão para alcançar a adequação “oferta-demanda”. Marketing estratégico significa implementar uma estratégia de marketing, alinhada com a estratégia geral de negócios da empresa.

Desta forma, ele engloba estratégias de marketing que tendem a alcançar os resultados preliminares dessa visão geral. O marketing estratégico é diferente do marketing operacional, cuja orientação é mais focada no curto prazo.

Confira essa modelo de marketing estratégico 

  1. Marketing Operacional

É a concretização pela ação a ser constantemente adaptada à evolução do comércio e às variações do mercado.

O marketing B2C ou B2B, conecta uma empresa aos desejos e necessidades de seus clientes. Desta forma, as técnicas e estratégias de marketing são usadas de acordo com o objetivo estabelecido.

  1. Marketing e comunicação

A comunicação é “um dos pilares do quebra-cabeça” do marketing. A qualidade da comunicação de uma empresa tem impacto direto nas vendas de seus produtos e serviços.

Assim sendo, uma empresa deve estabelecer os seus valores de comunicação, por exemplo:

  • Sua identidade,
  • Suas marcas,
  • Seus produtos ou serviços.
  1. Marketing de Relacionamento

Destina-se a desenvolver um relacionamento personalizado e amigável com o cliente consumidor, a fim de construir a lealdade. Essa relação é construída através do diálogo entre a marca e o consumidor.

  1. Marketing direto

É o conjunto de abordagens que visa estabelecer um contato personalizado e mensurável entre a empresa e suas perspectivas, de acordo com determinados critérios.

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  1. Marketing Promocional

Essa abordagem combina um conjunto de técnicas e meios de comunicação estabelecidos no plano de ação da empresa. O objetivo é incentivar a criação ou a mudança do comportamento de compra ou consumo com os alvos visados.

  1. O marketing viral

O marketing viral visa criar um rumor da mídia antes de liberar o produto, que deverá ser propagado com grande intensidade entre os internautas.

  1. Hackers de crescimento

Hacker de crescimento é uma estratégia de marketing não convencional, às vezes beirando a ilegalidade.

O objetivo do Hacker de crescimento, também conhecido como growth hacking, é gerar rapidamente o crescimento de um banco de dados de usuários cativos da Internet, através da intensa propagação do conteúdo e da criação de hábitos nos usuários.

  1. Marketing online (e-marketing ou marketing digital)

É o conjunto de meios para promover uma oferta através de tecnologias de internet, podendo ser através do: SEO, CRO, SEA, campanha do AdWords, entre outros.

Seu escopo é duplo: Otimização de sites e geração de tráfego.

  1. Marketing emocional

O marketing emocional busca estabelecer uma conexão entre seu produto e as emoções que ele trará para seus clientes. Por outro lado, um marketing pragmático irá promover o seu produto pelo seu aspecto, útil, prático, estético, etc.

  1. Permissão de marketing

A permissão de marketing é uma técnica de marketing em que a autorização das pessoas-alvo é necessária antes de enviar uma mensagem publicitária.

Está associado a outro termo de marketing, o Opt-In. Uma das alavancas da permissão de marketing é transformar estranhos em amigos, depois amigos em consumidores.

  1. O marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo é uma estratégia informativa de produção de conteúdo, que visa promover a história, identidade e valores da empresa e de sua marca. O marketing de conteúdo fornece conteúdo informativo, relevante e envolvente para um público-alvo.

  1. Inboud Marketing

O marketing de entrada é uma técnica de marketing que visa levar o cliente até você em vez de ir ao mercado. Essa nova abordagem ao marketing ajuda a preencher a lacuna entre o comportamento do consumidor e as táticas de negócios.

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  1. Marketing Étnico

Consiste em segmentar o mercado confiando na homogeneidade de uma tensão étnica dos consumidores. Assim, os produtos oferecidos são adaptados às características físicas e culturais do alvo.

  1. Geomarketing

É a representação cartográfica e a análise dos dados sociodemográficos, comportamentais e econômicos de uma ou várias populações de um território. O objetivo é melhorar o conhecimento estratégico do território analisado para otimizar a gestão e o desenvolvimento comercial.

  1. Marketing sensorial

O marketing sensorial ajuda a reforçar a identidade e a diferenciação de um produto ou serviço. Para isso, ele busca valorizar um ou mais sentidos do consumidor, para otimizar sua atratividade e incentivá-lo a comprar.

Assim sendo, o Marketing sensorial irá trabalhar com os seus 5 sentidos, com: Tato, paladar, visão, audição e olfato.

  1. Marketing alternativo

Agrupa todas as técnicas de marketing “não tradicionais”, como marketing móvel e marketing de guerrilha.

  1. Marketing de rua

Essa técnica de marketing, consiste em realizar operações para promover uma marca em locais públicos.

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  1. Marketing Tático

A mídia tática oferece um contato direto e privilegiado entre a empresa, a marca e o consumidor, como os objetos publicitários.

Existem outras técnicas de marketing relacionadas ao Marketing Tático, sendo que, algumas das quais, são muito confidenciais, como o neuromarketing ou o marketing de carinho.

  1. A arte de contar histórias

Contar histórias é uma ferramenta cujos principais objetivos são capturar a atenção, transmitir uma mensagem a um alvo, despertando a emoção.

Seja tirado de uma história verdadeira ou simplesmente de uma lenda, uma história aproxima a imagem de uma marca ou produto de seu alvo e oferece valor agregado.

Como é a implementação de uma estratégia de marketing?

Agora que você já conhece diferentes estratégias de marketing, é hora de saber como as implementar. Assim sendo, na maioria dos casos, o processo de criação de uma estratégia de marketing é dividido em 5 etapas principais.

  • Avaliação de oportunidades de mercado (existentes ou direcionadas)
  • Segmente uma clientela pré-identificada
  • Posicione a oferta
  • Definir planos de ação (o chamado “marketing mix”)
  • Verificar e revisar a oferta

Desta forma, fica evidente que a estratégia de marketing não deve ser limitada a uma série de decisões independentes que se seguem, sem qualquer forma de orientação global que as una.

Por fim, o objetivo, acima de tudo, é listar, em detalhes, os meios e as ações que podem fazer você atingir seus objetivos, rapidamente e nas melhores condições possíveis.

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