Marketing para loja de motos: o guia completo

Administrar uma concessionária de motocicletas não tem sido fácil desde que se iniciou a crise financeira no Brasil. As vendas de motocicletas no Brasil foram reduzidas pela metade e até hoje, ainda não se recuperaram para níveis anteriores. Portanto, no atual cenário econômico brasileiro, o marketing para loja de motos significa satisfazer as necessidades dos clientes, visando aumentar as possibilidades de vendas.

Assim sendo, para um negócio de motocicletas, isso significa satisfazer as necessidades de um segmento único de mercado de nicho.

Isso ocorre, pois, os entusiastas de motos são um grupo seleto de consumidores, e suas mensagens de marketing precisam promover seu negócio de motocicletas de uma maneira que ressoe com seus clientes.

Desta forma, para que você tenha sucesso com a sua estratégia de marketing para loja de motos, é necessário que conheça seus clientes e suas informações demográficas, e assim, descobrir o que funcionará para sua empresa.

Para isso, confira o nosso artigo de hoje sobre o marketing para loja de motos, e conheça as principais estratégias para este mercado.

Confira mais sobre o marketing mix

Marketing para loja de motos

Estratégias de marketing para loja de motos

  1. Parcerias

Uma das melhores coisas que há em parcerias, é que você tem uma rede e influência. Formada por terceiros, que vai muito além da sua área de influência.

Desta forma, quando você faz parceria com uma instituição de caridade ou apresenta um trabalho de construtor de motos local personaliza. Por exemplo, você vai muito mais longe e muito mais rápido em sua estratégia de marketing para loja de motos.

Para isso, você precisa analisar algumas questões como:

  • Quem são os outros revendedores ou lojas de equipamentos com os quais você é amigo?
  • Há outros com quem você pode fazer uma promoção cruzada?
  • Existem instituições de caridade locais que você pode se beneficiar?
  • Quem são os verdadeiros influenciadores em sua área local?
  • Onde estão as noites de moto locais?
  • Existem fóruns e grupos de pilotagem que você pode patrocinar?

Como bem sabemos, a comunidade de motociclistas tende a ser bastante unida e muitas vezes apoia aqueles que a apoiam visivelmente. Desta forma, seja a concessionária local para a sua comunidade.

  1. Programa de referência – marketing para loja de motos

As referências são um dos melhores exemplos do marketing para loja de motos boca-a-boca, que é um tipo de marketing no qual os consumidores espalham a palavra sobre o seu negócio.

Assim, você deve oferecer algum tipo de incentivo para clientes atuais que consultam outro cliente que compra uma bicicleta de você.

O incentivo pode ser um vale-presente ou uma poupança especial em uma compra futura na sua loja de motocicletas.

Você pode fazer parcerias com outras empresas, como oficinas de reparo, e fornecer incentivos a elas para encaminhar os clientes ao seu negócio de motocicletas.

Clique aqui e confira estratégias de marketing para seu negócio

Marketing para loja de motos

  1. SEO

Para uma estratégia de marketing para loja de motos, o SEO pode ter muitas facetas e pode ser dividido em três áreas principais:

  • Na página
  • Fora da página
  • Técnico

SEO na pagina lida com conteúdo e elementos da página. SEO fara da pagina lida com links para seu site de outros sites e menciona sem links de outros sites.

Por fim, o SEO técnico lida com coisas como tempos de carregamento do site, compatibilidade com dispositivos móveis, legibilidade adequada do código do site e marcação.

O SEO local lida com a localização física do revendedor, suas resenhas em sites como o Google Meu Negócio, além de conteúdo local.

Comentários positivos ou negativos no Google tendem a afetar diretamente sua visibilidade local no Google.

Uma das melhores coisas que você pode fazer em uma estratégia de marketing para loja de motos, para melhorar a presença local do seu revendedor. É certificar-se de que você está listado nos principais diretórios locais e que todas as suas informações correspondem.

Se o Google detectar vários números de telefone ou endereços comerciais, a classificação da sua área local será reduzida.

Desta forma, em quase todas as áreas metropolitanas existem associações de marketing digital. Use-os para encontrar um profissional qualificado para ajudá-lo.

Portanto, em uma estratégia de marketing para loja de motos o SEO tende a ser uma indústria de rápido movimento com muitas partes móveis. Um profissional saberá isso.

  1. Eventos – marketing para loja de motos

Há uma abundância de eventos de moto, e estas são excelentes oportunidades de marketing para loja de motos, para assim, comercializar o seu negócio de motocicletas.

Encontre eventos de motos em sua área local ou nacional e entre em contato com o gerente do evento para ver se você pode promover sua empresa no evento.

Outra dica importante é participar de corridas de motocicletas, com informações sobre o seu negócio. Portanto, como parte de sua estratégia de marketing para loja de motos, exiba suas motos e sua rede cara a cara com os clientes em shows de motocicletas.

Além disso, distribua materiais de literatura e marketing sobre seus negócios em feiras e mostre vídeos e outros recursos multimídia que informam os benefícios que suas motos oferecem.

  1. PPC / Anúncios Digitais – marketing para loja de motos

Os anúncios digitais Pay Per Click (PPC) já existem há mais de uma década e são um método direto fantástico para ser incorporado em sua estratégia de marketing para loja de motos.

Com os anúncios PPC, em uma estratégia de marketing para loja de motos, você poderá saber qual cópia do anúncio funciona e a que horas do dia funciona.

Além disso, é possível saber também quais pesquisas as pessoas estão realizando para ver os anúncios da concessionária. Portanto o PPC trouxe uma verdadeira revolução para o marketing.

A grande vantagem do marketing para loja de motos através dessa incrível capacidade de segmentação e informações, está em uma tonelada de partes móveis nos anúncios do Google AdWords.

Entretanto, pode ser difícil acertar a sua estratégia de marketing para loja de motos, e é fácil quebrar as coisas, se você não sabe o que está fazendo.

Se você acertar, você tem um fluxo contínuo de clientes qualificados chegando ao seu site para ver seu inventário de motos, e você sabe exatamente quanto custa cada cliente para entrar na porta.

Além disso, se as chamadas telefônicas funcionarem melhor para você. Assim sendo, execute campanhas clique para ligar em sua estratégia de marketing para loja de motos.

O Click-to-Call é o lugar onde eles podem ligar para a sua concessionária de motos diretamente a partir do seu celular. Quão incrível é isso?

Para isso, deve haver um profissional qualificado, que deverá ter as respostas para as questões que seus clientes irão indagar.

Veja também: marketing para loja de roupas

Marketing para loja de motos

  1. Marketing para loja de motos em mala direta

O correio direto é uma das melhores maneiras de marketing para loja de motos. Pelas quais as empresas de motocicletas podem comercializar seus produtos.

Para isso, você precisará encontrar um fornecedor de listas respeitável. Que é uma empresa que reúne listas de mala direta de perfis de clientes específicos.

Essas empresas podem ajudá-lo a identificar uma lista de entusiastas de motos que você pode enviar mensagens de marketing sobre o seu negócio.

Muitos fornecedores de listas têm perfis demográficos específicos para motociclistas que você pode usar. Tente enviar uma variedade de materiais, como cartas de vendas, cartões postais, folhetos e brochuras.

Sempre comunique os benefícios do que o motociclista obterá de suas motocicletas. Assim sendo, informe as razões pelas quais um cliente deve comprar de você.

Acompanhe e avalie cada campanha de marketing para loja de motos de mala direta que você envia, observe quais campanhas são mais bem-sucedidas e duplique essas campanhas em correspondências futuras.

  1. Website – Melhores Práticas

Certamente, a principal plataforma que existe para as concessionárias de motocicletas é o WordPress, com uma função de inventário personalizada adicionada. Através desta plataforma, certamente o seu site ficará perfeito.

Assim sendo, com um site em sua estratégia de marketing para loja de motos. Você tem uma solução “chave na mão” usada por muitos outros revendedores e adaptada ao estoque e à indústria de motocicletas.

A desvantagem é que as plataformas tendem a ter funções muito limitadas como padrão. Muitas vezes você precisa obter permissões e pacotes especiais da própria plataforma para adicionar funções.

Vale destacar ainda, que outra desvantagem em potencial que pode ocorrer durante a criação de um website. É que você pode ter um site parecendo quase exatamente como o site de sua concorrência, apenas com algumas alterações e logotipos.

Essas plataformas geralmente têm funções de SEO limitadas também. Isso pode prejudicar sua presença local de maneiras que você não pode ver a menos que você saiba onde procurar.

A vantagem é que eles facilitam o gerenciamento das funções de inventário do que algumas outras plataformas.

Para resolver estas questões, existe no mercado a plataforma WordPress, que é o sistema de gerenciamento de conteúdo (CMS) mais usado na Internet.

Aproximadamente 27% da web inteira é executada no WordPress. Isso significa que há uma tonelada de suporte, opções e pessoas que sabem como trabalhar com ele.

Há também ótimas funções de SEO disponíveis e incorporadas. Você não precisa obter um representante no telefone para usar as funções também.

A desvantagem é que o WordPress não foi concebido como uma plataforma específica de concessionária.

Entretanto, existem muitos complementos (plug-ins) para gerenciar funções de inventário que podem destacar seu inventário de motocicletas. Adicionando novas páginas e artigos no WordPress é fácil, como o gerenciamento de conteúdo é o que foi originalmente projetado.

Para isso, em sua estratégia de marketing para loja de motos, verifique se os módulos corretos estão instalados e ativos. Você deve poder editar “metadados” para cada página e inserir “texto alternativo” para cada imagem.

Você quer ter certeza de ter URLs tão limpos quanto possível. Isso significa que (sim, essa é uma URL real de um revendedor local aqui na área).

Além disso, verifique se você já mudou para https, pois antes de outubro de 2017 ou se o navegador Google Chrome começará a emitir avisos quando compradores em potencial tentarem inserir informações de contato em seu site.

Se você tem o WordPress, certifique-se de ter o plugin Yoast SEO e um plugin de cache como o WP-Rocket. Além disso, defina seus URLs padrão como “Nome do post” em Configurações> Permalinks no painel do administrador.

Mantenha todos os seus plugins e versão do WordPress atualizados. Isso é muito importante, pois as versões desatualizadas são alvos mais fáceis para hackers.

Por fim, em sua estratégia de marketing para loja de motos, redimensione as fotos antes de carregá-las no site. Pois arquivos grandes de imagem podem realmente retardar o tempo de carregamento do seu site.

Veja também: marketing para médicos

Marketing para loja de motos

  1. Mídia social

Os sites de mídia social são uma ótima maneira de marketing para loja de motos comercializarem seus produtos para os consumidores.

Desta forma, crie uma página para sua empresa e convide clientes atuais a participar ou seguir. Tente se conectar com seus amigos através deles.

Inclua conteúdo relevante na página que repercutirá na sua base de fãs, incluindo vídeos e dicas para os passageiros. Comunique ofertas especiais, descontos, eventos e ofertas exclusivas para os fãs da sua página.

  1. E-mail

Em uma estratégia de marketing para loja de motos. O maior argumento a favor do e-mail é o seguinte: Você não controla o Facebook, o Twitter ou o Instagram. Mas você controla sua lista de e-mail.

Você pode enviar sua lista por e-mail quando e como quiser. Melhor ainda se sua lista de e-mail tiver mais de 1.000 endereços “correspondidos”. Você poderá fazer o upload da lista para o Google e o Facebook para fazer o remarketing para eles.

Além disso, você pode até mesmo criar públicos-alvo semelhantes em dados demográficos aos dados conhecidos da sua lista atual. Esses são clientes em potencial que provavelmente nunca ouviram falar de você. Coisas poderosas.

Desta forma, em sua estratégia de marketing para loja de motos, construa sua lista de e-mail! Se você estiver usando o WordPress, use o Optin Monster ou o BuzzSumo para capturar e-mails. Isso ocorre, pois, estes são plugins premium, mas valem a pena o custo.

E se você gostou do nosso artigo de hoje sobre a importância do marketing para loja de motos. Então continue em nosso site e confira muito mais dicas.

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on telegram
Share on linkedin
Share on twitter
Share on pinterest