Consultoria online: o que é e como funciona

Quando as pessoas ouvem a palavra “consultoria online”, muitas vezes pensam nos MBAs de Harvard aconselhando empresas em estratégia corporativa.

Eles pensam que ser um consultor significa obter diplomas difíceis e certificações de universidades de prestígio, a fim de conseguir um emprego competitivo em uma das principais empresas de consultoria.

Eles imaginam um escritório chique com milhares de funcionários impecavelmente vestidos, cada um com uma mala pronta para outro vôo internacional. Mas, na realidade, essa não é uma imagem precisa da consultoria online. Nem mesmo perto.

A verdadeira imagem da consultoria moderna está muito mais perto de casa, e você provavelmente já conhece alguém que ganha muito dinheiro como consultor.

36% da força de trabalho em países desenvolvidos está atualmente envolvida em alguma forma de consultoria independente e contrato de trabalho, e fora deste grupo, quase 20% dos que trabalham em tempo integral estão ganhando salários de seis números.

Neste guia, discutiremos a definição de consultoria online, exploraremos seu verdadeiro significado, avaliaremos por que as pessoas contratam consultores e mostraremos como entrar no ramo de consultoria.

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Consultoria online: o que é?

1.    O que é um consultor digital?

Em síntese, a consultoria online é o negócio de fornecer consultoria especializada para um grupo específico de pessoas. A definição é simples assim.

Então, o que é um consultor? Um consultor é alguém que tem algum nível de especialização que um determinado grupo de pessoas acha valioso, e as pessoas dentro desse grupo estão dispostas a pagar ao consultor para acessar seus conhecimentos.

Observe que não há nada mencionado sobre grandes empresas, graus ou certificações. Se você puder fornecer consultoria online especializada para um grupo específico de pessoas, você pode ser um consultor

Dessa forma,, um consultor de marketing digital é um profissional de marketing com conhecimento, habilidades e capacidades em relação a negócios on-line e móveis, análise da web, otimização de mecanismos de pesquisa, marketing de mídia social, marketing por e-mail e todos os tipos de outras disciplinas, como marketing móvel. Afinal, o consultor fornece consultoria online e serviços de marketing digital para clientes que precisam dessa ajuda.

consultoria online2.    O que um consultor digital faz?

Um consultor de marketing digital experiente trabalha em conjunto com os clientes para determinar uma estratégia e escrever um plano sobre como você, como organização, pode aumentar sua participação no mercado.

Um consultor digital primeiro analisará sua situação atual e a mapeará para entender sua organização e identificar problemas e necessidades. Um bom consultor de marketing digital aplicará o conhecimento adquirido por ele para aplicar uma estrita estratégia de marketing digital para resolver seus problemas e aumentar o retorno dos negócios.

Se um consultor digital também for tecnicamente mais qualificado, ele trabalhará com você ou sua organização na estratégia de marketing. Depois que a estratégia for lançada no mercado, o consultor continuará prestando serviços para gerenciar, analisar e otimizar as campanhas e ações de marketing digital.

Consultoria online: como funciona?

Decidir uma direção para sua estratégia corporativa pode ser um desafio. Quais são as opções tecnológicas disponíveis no mercado de e-learning? Qual é a melhor maneira de estruturar o conteúdo? Quanta interação de curso os alunos precisam?

O marketing digital é uma combinação de vários campos. Pense em campos como marketing on-line, marketing móvel, marketing de conteúdo, marketing por e-mail e marketing social (mídia).

Além disso, um consultor digital também tem conhecimento de web analytics, comunicação estratégica e uso de mídia, design de experiência do usuário e o conhecimento necessário sobre Search Engine Optimization (SEO) e Search Engine Advertising (SEA). Além disso, podemos destacar também:

1.    Análise

Analise da sua atual abordagem de aprendizado e futuras necessidades para recomendar a direção mais viável (estratégia, tecnologia, novos métodos, etc.).

2.    Criação

Recomendação de ferramentas modernas de e-learning e assistência para criar programas de treinamento úteis, interativos e sustentáveis.

3.    Desenvolvimento

Desenvolver uma estratégia de e-learning para a sua organização, baseada em princípios sólidos de educação e abordagens modernas para a aprendizagem online.

4.    Design Instrucional

Irá ajudá-lo a desenvolver um plano para os seus cursos de aprendizagem online. Nós especificamos novos processos de design e desenvolvimento de e-learning que podem se encaixar facilmente nos procedimentos existentes.

5.    Tecnologia e Implementação

Os consultores de e-learning ajudam você a escolher a tecnologia, os recursos e as funcionalidades corretas que atendem às necessidades da sua organização.

6.    Marketing

Mostrar a você como ter sucesso com o e-learning, utilizando modernos canais de marketing e desenvolvendo um plano de marketing para sua nova plataforma e cursos.

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consultoria onlineModelos e análises de marketing na consultoria online

Embora as análises de marketing visem exclusivamente identificar oportunidades de criação de valor, os modelos de marketing também são uma ferramenta para desenvolver estratégias ou direcionar uma consultoria online.

As análises de marketing destinam-se a analisar certas subáreas no macro ou microambiente e não possuem uma representação visual, como os modelos de marketing.

Qual modelo de marketing devo usar?

Modelos de marketing servem como parte de seu plano de marketing e estratégia de marketing. Um modelo de marketing em si não é (ou raramente) suficiente como plano ou estratégia de marketing.

Quando você usa vários modelos de marketing na ordem correta, fica claro por que é melhor seguir um determinado caminho. Quatro fases podem ser distinguidas dentro do seu plano estratégico de marketing;

  • Pesquisa de marketing;
  • Estratégia de marketing;
  • Táticas de marketing;
  • Operação de marketing.

Cada fase usa seus próprios modelos e análises de marketing. Uma distribuição comumente usada é descrita abaixo. Por favor note! A classificação abaixo não é vinculativa, mas apenas uma sugestão. Sempre cabe a você, como pesquisador de marketing, fazer as escolhas certas a esse respeito.

1.    Modelo de cinco forças de acordo com Porter

Este modelo baseia-se em cinco forças competitivas fundamentais que se repetem em todos os mercados. De acordo com Michael Porter, lidar com a concorrência é a essência da estratégia de marketing.

O bem conhecido comerciante também diz que a concorrência é mais ampla do que apenas seus concorrentes diretos. Seu modelo de cinco forças enfoca as cinco forças competitivas que afetam seus negócios.

2.    Matriz BCG

A matriz BCG é usada para análise do seu portfólio de produtos. Diferentes combinações produto-mercado (também chamadas de PMCs) são analisadas e categorizadas. Esses termos de negócios comumente usados ​​indicam onde um PMC está localizado no ciclo de vida do produto.

3.    Análise MaBa

A General Electric projetou a análise MaBa em 1970 . A análise MaBa é uma análise de portfólio de produtos, assim como a matriz BCG. Em contraste com a matriz do BCG, a análise do MaBa também incorpora a atratividade do mercado em sua representação.

Quando a matriz do BCG é estabelecida com base no “crescimento do mercado” e na “participação relativa de mercado”, a análise do MaBa foi estendida a um confronto de fatores internos e externos. Isso dá à análise MaBa uma representação mais precisa.

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consultoria online4.    Comportamento competitivo de Kotler

Como os concorrentes se comportam em seu mercado? Comportamento competitivo é uma adição adequada ao modelo de cincos forças de Porter.

Comportamento competitivo amplia a ‘força competitiva interna’ das cinco forças competitivas de acordo com Porter. O modelo elabora a rivalidade entre os concorrentes e a estratégia que eles escolhem.

5.    Pirâmide do cliente

Quem são seus melhores clientes? Essa é a pergunta que você pode responder com a pirâmide de clientes de Jay Curry.

A pirâmide de clientes segmenta sua base de clientes por receita e fornece uma visão geral disso em um gráfico de pirâmide. Jay Curry baseia seu modelo no efeito Pareto, 20% dos clientes geram 80% das vendas.

6.    Modelo de McKinsey 7S

A empresa de consultoria online global McKinsey desenvolveu o modelo 7S para obter informações sobre os fatores suaves e difíceis na organização.

Essas percepções podem orientar as mudanças organizacionais. O modelo 7S da McKinsey combina elementos racionais e duros com elementos emocionais e suaves.

7.    Domínio de negócios de Abell e Hammond

O domínio de negócios também é chamado de “modelo Abell” ou “modelo tridimensional de definição de negócios”.

Este modelo ilustra o seu mercado a partir da perspectiva de oferta e demanda. O modelo Abell se presta bem para mostrar como seu mercado está dividido e em quais segmentos sua empresa está representada.

8.    Matriz de Confronto

A matriz de confronto é o próximo passo na sua análise SWOT. Você vai confrontar os pontos fortes, pontos fracos, oportunidades e ameaças uns com os outros.

Você coloca – virtualmente – a sua organização no seu mercado para ver qual é o ‘ajuste’ entre esses dois. A execução de uma matriz de confronto é um processo propenso a erros. Você deve interpretar as perguntas corretamente para obter uma representação correta.

A saída da matriz de confronto fornece substância para a sua estratégia de marketing, através da qual você otimiza sua organização para o seu mercado.

9.    Matriz de Ansoff

O russo Igor Ansoff desenvolveu a matriz Ansoff , também chamada de ‘matriz de crescimento’ em 1957. Este modelo e os termos que acompanham esse modelo ainda são usados ​​para descrever a estratégia de crescimento.

Em síntese, a matriz Ansoff categoriza sua estratégia de crescimento pretendida como; penetração de mercado, desenvolvimento de produtos, desenvolvimento de mercado ou diversificação.

A matriz Ansoff é uma ferramenta adequada para descrever sua direção de desenvolvimento estratégico. A combinação de uma direção de desenvolvimento com a matriz Ansoff e uma base estratégica – com o modelo Treacy e Wiersema, por exemplo – fornece uma boa base para a estratégia de marketing.

10. Estratégias de valor Treacy e Wiersema

Qual o valor da sua marca ou organização na percepção do mercado? Você é conhecido como um fornecedor de um produto de alta qualidade ou sua organização se concentra em economia superior de custos e operação?

Conforme Treacy e Wiersema descrevem três tipos de organizações; liderança de produto (inovação de produto), intimidade com o cliente (atenção ao cliente) e excelência operacional (operação superior e implementação eficiente).

De acordo com os dois, o principal é se destacar em um aspecto – como líder de mercado – e controlar os outros dois de forma limitada. Dessa forma, você diz ao mercado onde estão os valores da sua empresa. Quando você tenta se destacar em todos os três, você não conta uma história.

consultoria onlineO que funciona e o que não funciona em uma consultoria online?

Certamente parece simples: uma consultoria online. Isso pode ser uma vídeo chamada via Skype, um e-mail ou um bate-papo semelhante ao WhatsApp com um provedor de serviços.

Dessa forma, ergunte ao círculo de amigos ou conhecidos se as pessoas querem usar isso, e você ouvirá vários cenários em que uma consultoria online poderia ser uma solução. No entanto, o uso deste serviço está atrasado há anos.

Abaixo você confere o que funciona e o que não funciona em uma consultoria online:

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1.    Sem pressa, mas importante

Pacientes e usuários de serviços de saúde veem a consultoria online como um suplemento para perguntas que não precisam de uma resposta imediata, perguntas que são “muito pequenas” para uma visita à prática, mas que querem perguntar, ou situações em que sua própria busca pela Internet produz respostas conflitantes.

E o que também desempenha um papel: uma consultoria online pode ser uma solução para perguntas que os pacientes preferem fazer por escrito do que pessoalmente, por exemplo, porque têm vergonha.

Durante o workshop, pareceu que os assistentes presentes, principalmente, viram os seguintes benefícios de uma consultoria online, como determinar quando responder as perguntas (eficiência), a possibilidade de completar parte das consultas online e poder procurar um pouco mais antes de responder.

2.    Pontos de ação concretos

O que poderia ser impulsos, de acordo com os participantes do workshop? Um impulso importante é a comunicação com os pacientes: deixar claro quais os benefícios que uma consultoria online oferece e deixar claro que sua organização oferece serviços digitais.

Também deve ser claro em que momento os pacientes podem esperar uma resposta às suas perguntas.

Gostou de saber mais sobre o que é uma consultoria online e como ela funciona? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!

 

 

 

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