O checklist definitivo sobre a sua identidade visual (logo, vinheta etc)

A identidade foi o primeiro ponto que tocamos neste livro quando abordamos a respeito no primeiro capítulo, mas o fizemos no campo das ideias, naquilo que, de forma abstrata, influencia sua vida e suas decisões.

 

Mas agora precisamos começar a colocar isso no papel, tirar a imagem abstrata da mente e começar a transmiti-la para as pessoas que estão ao seu redor.

 

Considero a “identidade visual” mais do que um simples mockup de logomarcas, capas para redes sociais, avatares, favicons etc. Não, a identidade visual é a transmissão para o mundo real daquilo que o motiva e o inspira. Ela vai além das artes, ela também se refere a como sua empresa se apresenta a sociedade, como ela é vista pelos seus clientes, a ornamentação, os quadros, a disposição das cadeiras e mesas, e, acima de tudo, sua própria identidade visual: cartão de visita, roupa, penteado, sapatos (o marketing pessoal é, de certo modo, uma expansão da identidade visual do seu negócio).

 

Aqui seremos mais breves, veja a lista abaixo do que percebi ser importante para o seu negócio:

  • Logo
  • Avatar (imagem de perfil para redes sociais)
  • Capas para as redes sociais
  • Favicon (imagem miniatura o blog/site)
  • Vinheta para vídeos
  • Cartão de visita (acho totalmente opcional, eu, por exemplo, aposentei isso faz tempo, mas depende do tipo de negócio que você tem. As vezes pode ser muito necessário)
  • Material impresso (pastas, bloco de notas. O material impresso é importantíssimo, pois gera valor a marca, ela se torna palpável. Se você é um advogado ou engenheiro, por exemplo, considere entregar, além de via digital, uma cópia impressa de documentos importantes, projetos dentro de uma pasta de papel personalizada com sua marca)
  • Roupas (vista-se de acordo com duas coisas: primeiro, como você quer ser reconhecido no futuro, segundo, sem extrapolar os padrões circunstanciais. Se seu trabalho é a beira-mar, por exemplo, não me parece conveniente que você esteja de terno e gravata, o mesmo digo se você mora em cidades de temperatura elevadíssimas, como Mossoró/RN)

 

(MARKETING DE MATILHA, Siqueira, Jaufran, 2019, p. 78)

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on telegram
Share on linkedin
Share on twitter
Share on pinterest