Tipos de liderança: veja 10 exemplos

Liderar não é algo que diria que é fácil, dado que você terá que conseguir conciliar diversos interesses de várias pessoas, além do mais terá que ter estratégias para deixar tudo em ordem! Afinal, você conhece os tipos de liderança?

É necessário que alguém comande os operários, em vista disso você já pensou em se tornar o líder da sua empresa? Se não, quem sabe agora não seja a hora certa para você entrar nessa epopeia.

Para te ajudar a alcançar esse objetivo, que não será nada fácil, logo irei te mostrar alguns perfis de líderes e como eles agem. Para que, você possa se identificar com alguém e siga a linha de liderança!

Então, se deseja saber mais sobre a liderança, logo continue lendo este artigo, o qual irá te mostrar tudo sobre os tipos de liderança e muito mais!

tipos de liderança

1. Liderança autocrática: o famoso monarca

Este é um dos tipos de liderança mais comuns representados nos filmes e nas novelas, é aquele velho líder que exige ao máximo das pessoas, que é ele acima de tudo e todos. Mas, calma que eu irei desmitificar a figura do líder autocrático.

Em resumo ele será do seguinte modo: ele ditará as ordens e as pessoas deverão segui-las sem muito questionar, ou com poucas sugestões, por parte dos funcionários. Este tipo de chefe ele causa muito desconforto a quem trabalha com ele.

Os subordinados podem reagir de formas negativas, nas maiorias das vezes: ficando frustrados, irritados, não gostam de estar ao lado do chefe e mais malefícios.

Qual é o exemplo que posso ver um chefe assim? Farei uma pequena encenação:

Trabalhador – Então, chefe poderia fazer isto de modo diferente? Acho que daria melhores resultados!

Chefe – Não, disse que seria do modo X, você não fará do modo que acha!

2. Liderança democrática: todos têm sua opinião

Este segundo é um dos tipos de liderança  que dá um espaço aos funcionários, para que demonstrarem as ideias que têm, também deixa opção de dar opiniões sobre o método empregado e afins.

Além do mais, ele visa desenvolver as soluções junto com os funcionários, ele se preocupará com isso, mas também investigará como está o funcionário dele.

Este tipo de interação causa um melhor desempenho entre o chefe e os funcionários, já que eles poderão dar as suas opiniões relativas aos meios! Também, a produtividade é maior e a qualidade também.

Exemplo desta liderança é:

Funcionário – Eu acho que o processo X está sendo ineficiente, deve ser melhorado!

Chefe – E como você sugere que faça a melhoria dele? Você possui uma solução?

3. Liderança liberal: o proletariado é mais importante

Esse é um dos tipos de liderança tão decadente quanto o primeiro, a verdade no começo é muito boa: provavelmente os funcionários irão estar motivados, por estarem em um trabalho novo. Mas, essa produtividade vai caindo e as pessoas vão se desmotivando e ficando cada vez mais desinteressadas no trabalho.

Isso não ocorre por mal, porém é por conta da falta de ausência do chefe. A liderança liberal, pensa primeiramente que os funcionários já estão maduros para se virarem sozinhos e não necessitarem de ninguém para apoiá-los.

Então, ele deixará que o grupo faça do modo que quiser, não terá tantos feedbacks, não possui muitas orientações do que deverá ser feito etc.

Entretanto, com o tempo o trabalho vai ficando com muitas imperfeições e sem mais aquele critério, também acaba entrando muitas discussões pessoais e que não tem a ver com o trabalho.

Exemplo deste chefe seria:

Funcionário – Eu posso fazer o trabalho X com as ferramentas: Y e Z. Sei que é algo totalmente do que se faz na empresa, mas quero tentar

Chefe – Tudo bem!

Funcionário – E se não der certo?

Chefe – Depois nós vemos isso.

4. Liderança coaching: o caçador de habilidades

O líder do tipo coaching é aquele que consegue ver os benefícios de se trabalhar com a pessoa X e irá ajudá-la a se tornar, cada vez, melhor no que faz. Também, tenta ajudar os funcionários a se libertarem e mostrarem suas habilidades.

Ele também, estimulará a produção, através de elogios, criará um ambiente que todo mundo se ajuda, terá uma relação de confiança com o seu subordinado. Além do mais, ele sempre fará a equipe olhar para o futuro e ver os pontos positivos daqui algum tempo.

Também, gostará que as pessoas se avaliem e estimulará o trabalho que o funcionário tem facilidade de fazer. Aliás, ele pegará o ponto forte e transformará em dinheiro!

Ou seja, ele irá fazer você crescer e ser melhor dentro da empresa, em vista disso te dará muito feedback e ajudará no plano de ação de cada trabalhador.

Exemplo desse chefe seria:

Chefe – Ao invés de você fazer o trabalho X, por que você não tenta fazer o Y? Dado que o seu desempenho no X está decaindo, mas prevejo que poderá ter um grande crescimento no Y!

Funcionário – claro, vamos tentar isso!

5. Liderança situacional: líder volátil

Por fim, o último dos tipos de liderança que te mostrarei será a situacional, esta é a mais volátil de todas. Dado que, o chefe irá se adaptar a cada situação imposta e isso dependerá da situação dos seus empregados.

Por exemplo: para empregados com pouca competência, mas muita produtividade. O líder irá fornecer os saberes para o empregado ter mais competência.

Este tipo de líder irá conseguir de adaptar a qualquer situação, logo ele será muito bom e bem-sucedido.

Exemplo dele seria:

Chefe – A sua produção está ótima! Parabenizo-te! Mas, você está tendo alguns pequenos erros na produção do trabalho X. Assim, eu irei chamar algum supervisor que possa te ajudar a não cometer mais estes erros.

Seja o líder que é melhor para sua empresa!

Pronto, agora escolha dentro os vários tipos de liderança, veja qual é seu perfil e se o líder X será melhor ou pior para a sua empresa! Além do mais, saiba que esta será uma profissão difícil, porque requererá muito trabalho árduo!

Todavia, nada é impossível basta você se dedicar na profissão e tentar dar o melhor para sua empresa ou para empresa que trabalha. Logo, persista, lute e consiga!

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on telegram
Share on linkedin
Share on twitter
Share on pinterest